Cidade

Comunidade judaica celebra ano novo das árvores
A festividade, que simboliza a ligação entre o povo judeu e a Terra de Israel, terá comemoração no dia 11/02, na Praça Estado de Israel em Capão da Canoa


A comunidade judaica do Rio Grande do Sul comemorará o Tu Bishvat – que assinala o início do Ano Novo das Árvores – neste domingo, 11/02, às 18h30, na Praça Estado de Israel, em Capão da Canoa. No local, será recolocada uma placa identificando o nome da praça, além da plantação de uma árvore para marcar a passagem da data. Prefeito, vice-prefeito, vereadores e demais autoridades da cidade litorânea foram convidados para a celebração, além de representante do Marina Park, empresa que cuida do local por meio de parceria público-provada com o poder executivo.

A iniciativa é da União Israelita Porto-alegrense, Na’amat Pioneiras-POA, Wizo RS, Organização Sionista e Movimento Juvenil Betar. A Federação Israelita do RS e Prefeitura de Capão da Canoa apoiam a ação.

Para comemorar o Tu Bishvat, judeus do mundo inteiro dedicam-se a plantar uma árvore, valorizando a importância da natureza em nossas vidas. Outro costume específico é o de comer frutas secas. A festa teve sua origem ligada à agricultura, sendo, inicialmente, celebrada no meio da estação das chuvas para marcar a idade das árvores, com o propósito da colheita e oferenda das suas frutas. Hoje tornou-se uma festividade que simboliza a ligação entre o povo judeu e a Terra de Israel.

 

 

Tu Bishvat na Praça Estado de Israel

 

Data: 11 de fevereiro, domingo

Horário: 18h30

Local: Zona Nova de Capão (da Paraguassú entrar na Av. Central em direção ao mar na 3ª rua à esquerda)


Destaques