Cidade

Sesc Centro (POA) e Núcleo BatuKatu apresentam: BatuKatu.Música-Mulher.Mosaico Sonoro nesta quinta-feira (8)
Performance de música corporal que celebra a obra de brasileiras compositoras, escritoras, poetizas, rappers, MCs, slammers e mestras da cultura popular e convoca à reflexão sobre a situação da mulher na sociedade


O Núcleo BatuKatu apresenta "Música-Mulher", uma intervenção artística urbana cênico-litero-musical, inédita e interativa, que mescla tecnologia e música corporal para compor um mosaico sonoro com fragmentos de canções e poemas escritos exclusivamente por mulheres, executado com sons essencialmente orgânicos (voz falada, cantada, percussão corporal e vocal) e com participação de transeuntes e do público expectador. A atividade ocorre nesta quinta-feira, dia 08 de março, às 12h, na Praça Dom Sebastião (entre Colégio Rosário e Hospital  Santo Antônio). 

Especialmente concebida para reverenciar as mulheres em seu dia e referenciar exclusivamente mulheres compositoras, poetisas e rappers, a performance é dividida em três momentos distintos, e pretende provocar encantamento e reflexões acerca das "dores e delícias" de ser mulher no Brasil. 

Na abertura, um arranjo autoral com trechos de canções e ritmos marcantes chama o público e tece um panorama do riquíssimo legado musical das compositoras que marcaram a história da música no Brasil, desde a pioneira Chiquinha Gonzaga até expoentes mais recentes como Karol Conká e também mestras da cultura popular. No momento mais intimista da performance, uma sequência de improvisações cênico-musicais trazem versos de poemas e textos que descrevem o universo feminino permeados com células melódicas e rítmicas - algumas sugeridas pelo próprio público, por meio de dinâmicas de criação espontânea-intuitiva. Encerrando a intervenção, nova tecelagem de canções que homenageiam as mulheres e evocam o poder, a graça e o sagrado feminino.

Entre as referenciadas, estão mestras da cultura popular, como D. Aurinha e D. Selma (coquistas), ícones como Clementina de Jesus, Lia de Itamaracá e Elza Soares, representantes gaúchas como Adriana Calcanhoto, Zilah Machado e Martina Ferreira, e diversas compositoras, tais como Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran, Maysa, Joyce Moreno, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Rita Lee, Jovelina Pérola Negra, Badi Assad, Pitty, Maria Gadu, Karol Conká e outras.



SERVIÇO:

O Que: Música-Mulher Mosaico Sonoro

Quando: dia 8 de março de 2018, às 12h

Onde: Praça Dom Sebastião (entre Colégio Rosário e Hospital  Santo Antônio)

Quem: BatuKatu Grupo Artístico

Realização
SESC Centro

Direção
Núcleo BatuKatu

Apoio
Siomara Kronbauer

Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing

Cassio Silva (41mm)

E QUEM MAIS DESEJAR COMPOR ESTE MOSAICO!

  • Recomendado para crianças

Destaques